Encontro com Benjamin Constant

Em 1886, cursa o segundo ano novamente. Em 1887, faz o terceiro ano da Escola Militar, quando completa o curso de Matemática Superior com Mecânica Racional, sob a regência do Professor Manoel Cursino Peixoto do Amarante, comandante do corpo de alunos.

Em 4 de julho de 1888, é promovido a Alferes-aluno. Conclui o curso de Estado Maior de Primeira Classe, estudando Astronomia com o major Oliveira. É transferido para a Escola Superior de Guerra, onde estuda Matemática Superior e Alemão com Benjamin Constant.

Benjamin Constant (1837-1891) é professor de Matemática em diversas escolas civis e militares, divulgador da filosofia positivista e um dos principais articuladores do movimento militar que depôs a Monarquia. É membro do Governo Provisório republicano, exercendo a função de segundo vice-presidente e titular das pastas da Guerra e da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Uma das influências mais marcantes sobre Rondon vem da prática de Constant ao tratar os assuntos militares sempre pelo ângulo pacifista. Choca os mais duros pelo grau de tolerância contra a política do “olho-por-olho”.