Rondon e o Brasil da época

Precisamos adorar o Brasil. (...) se bem que seja difícil compreender o que querem esses homens, por que motivo eles se ajuntaram e qual a razão de seus sofrimentos. (...) Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?

(Hino Nacional, de Carlos Drummond de Andrade)

Depois da Abolição da Escravidão (1888), a demanda e a distribuição de matérias-primas no mundo sofre forte impacto. Isso repercute em Mato Grosso, considerado ainda área desconhecida.

A Guerra do Paraguai (1865-1870) encontra o País em grande fragilidade nas comunicações e na estrutura para defesa e desenvolvimento mínimo. A República assume essas prioridades e esbarra em Estados locais muito fortes, com grande margem de autonomia. Essas terras distantes, de fronteiras desguarnecidas por causa da desinformação, reforçaram o argumento (quase ideológico) do “civilizar”.

Guerra do Paraguai. Esquadras e tropas de várias nações, 1866 – Cándido Lopez/Museu Nacional de Bellas Artes de B. Aires
Guerra do Paraguai. Esquadras e tropas de várias nações, 1866  |  Cándido Lopez/Museu Nacional de Bellas Artes de B. Aires
Zoom